Museu Dinâmico Interdisciplinar

Museu Dinâmico Interdisciplinar

Museu Dinâmico Interdisciplinar

O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) é resultado do amadurecimento do Projeto de Extensão, Centro Interdisciplinar de Ciências (CIC), desenvolvido na UEM desde 1985, com o objetivo de integrar a universidade com o ensino fundamental e médio, além da comunidade em geral.

Os projetos de extensão relacionados ao MUDI colaboram para formar pessoas comprometidas com as questões sociais. Monitores e professores se empenham na popularização do conhecimento. Um grande trabalho de educação informal é desenvolvido com atendimento por meio de visitas, palestras, cursos, programa de rádio, espetáculos teatrais, musicais e eventos, realizados na Universidade Estadual de Maringá, ou em outros locais como parte das ações itinerantes do museu.

Os acervos e experimentos do museu possuem importantes utilizações, dentre elas: conscientização sobre os malefícios do tabaco para a saúde humana e para o meio ambiente; prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas; prevenção de câncer de mama, gravidez precoce, DST e AIDS; reflexões sobre a violência urbana; produção de mudas de orquídeas e bromélias a partir de sementes; conscientização sobre o uso, necessidade, cultivo e possibilidades econômicas das plantas medicinais; utilização de métodos alternativos para o aprendizado sobre os fenômenos químicos e físicos presentes no nosso cotidiano; utilização da arte para o ensino de ciências e para a formação cidadã numa perspectiva de união de lazer e aprendizado, entre muitas outras ações desenvolvidas.

Atualmente, por meio do projeto Dramatizando a Cidadania, o Mudi, em parceria com órgãos governamentais e entidades, disponibiliza para à comunidade dois espetáculos: O Auto da Barca do Fisco e Grupo Abaecatu - Música e Poesia para falar de Ciência, Cidadania e Meio Ambiente e palestras show.


© 1970 - 2023. All Rights Reserved. Powered by ASC/UEM
Facebook
Instagram
Twitter
Twitter
Twitter
Twitter
Twitter
Twitter