Hospital Universitário Regional de Maringá

Criado para dar suporte, principalmente, aos cursos de Medicina e Enfermagem, o Hospital Universitário Regional de Maringá constitui-se em uma Unidade Hospitalar de assistência e de ensino que integra a rede de atenção à saúde, sendo referência para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em uma região que abrange de mais de 130 municípios.

Operacionaliza 123 leitos, incluindo os de UTIs adulto, pediátrica, neonatal e de cuidados intermediários, e realiza, em média, 12 mil internações, cerca de 33 mil atendimentos no ambulatório de especialidades e quase 450 mil exames, por ano. Além disso, passam pelo Pronto-Atendimento cerca de 60 mil pessoas a cada ano.

Desde o início da pandemia, o Hospital Universitário desempenha um papel estratégico no atendimento aos pacientes infectados pela Covid-19 com a abertura e habilitação de 50 novos leitos exclusivos para tratamento da doença. Os novos leitos foram instalados em uma ala recém-inaugurada, que tem capacidade física para um total de 108 leitos, que poderão ser colocados em funcionamento quando passar o momento crítico atual, provocado pela pandemia do novo coronavírus.

A área física do hospital, hoje de cerca de 15 mil metros quadrados, está sendo ampliada. São quase oito mil metros quadrados em execução e quatro mil para serem iniciados.

Das obras em andamento destacam-se a construção do bloco industrial, do novo centro cirúrgico e do novo centro de reabilitação, além da central de resíduos sólidos.

Importante na área de assistência, o Hospital Universitário também é decisivo na formação dos futuros profissionais. Foi o primeiro hospital estadual paranaense a receber o credenciamento do Ministério da Saúde e da Educação como Hospital Ensino. Atualmente, ele serve como campo de estágio e pesquisa aos diversos cursos da área de saúde da UEM e de outras instituições de nível superior de Maringá.