Programas de Ensino

Programas de Ensino

Programas de Ensino

PRECEPTORIAS

O Programa de Integração Estudantil (Prointe) desenvolve ações pedagógicas, integrando professores, acadêmicos e comunidade externa. Nesse contexto, oferece subsídio aos ingressantes de todos os cursos de graduação, nas dificuldades quanto aos seus progressos no acompanhamento das disciplinas dos primeiros anos. As atividades dividem-se em preceptorias de disciplinas e de oficinas. Saiba mais: www.uem.br/prointe.


PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) propicia condições favoráveis para o desenvolvimento de atividades acadêmicas intensivas a grupos selecionados de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas. Desenvolve novas práticas pedagógicas, com maior atuação dos bolsistas, integrando os alunos com discentes e docentes da instituição e favorecendo, ainda, a integração das três dimensões que caracterizam as funções básicas da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. O bolsista do PET recebe bolsa mensal, por meio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, durante o período em que estiver vinculado ao programa.


PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aperfeiçoa e valoriza a formação de professores para a Educação Básica. Na UEM, existe desde 2010 com participantes de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. O Pibid desperta o interesse e envolvimento com a docência entre os estudantes dos primeiros e segundos anos de licenciaturas. Os subprojetos promovem a inserção deles em escolas públicas para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da UEM e de um professor da escola.


CUIA

A UEM faz parte da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), que reúne as universidades públicas do Paraná, e oferece, anualmente, seis vagas em seus cursos de graduação para estudantes indígenas. Os candidatos passam por processo seletivo próprio, denominado Vestibular dos Povos Indígenas. A Cuia proporciona acesso, acompanhamento e permanência aos acadêmicos indígenas.


PARFOR

A UEM oferece cursos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) desde 2011. Ao todo, são dez cursos, 20 turmas que já concluíram e duas em andamento até 2022. O Parfor é um programa nacional implantado pela Capes, em colaboração com as secretarias de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios e com as Instituições de Ensino Superior. O objetivo principal é capacitar os professores em exercício na rede pública de educação básica para estarem em acordo com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). As pré-inscrições são feitas pela Plataforma Capes de Educação Básica.


NECESSIDADES ESPECIAIS

O acadêmico com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais pode solicitar ajuda ao Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae). O Propae, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, desenvolve ações de ingresso e permanência desse aluno na universidade, bem como permite a conclusão de seus estudos.


CENTRAL DE ESTÁGIO

Na UEM são oferecidas oportunidades de estágios por meio da Central de Estágio do Paraná, da Secretaria da Administração e Previdência do Governo do Paraná.

A Central de Estágio tem o papel de orientar sobre as principais normas que regem o estágio, bem como os direitos e deveres dos estagiários, as atribuições e responsabilidades dos servidores/supervisores.

As ofertas de vagas de estágio remunerado e não remunerado são disponibilizadas em www.centraldeestagio.pr.gov.br.

O estágio é uma oportunidade para favorecer o desenvolvimento de competências próprias da atividade profissional relacionada ao curso de graduação do acadêmico. É um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho e que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em Instituições de Ensino Superior.


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