Graduação

Bioquímica

bioquimica
A bioquímica tem sido definida como o estudo da química dos organismos vivos. Forma uma ponte entre a biologia e a química, pois estuda a forma como complexas reações e estruturas moleculares originam a vida e os processos a ela relacionados. A bioquímica é uma ciência que gera técnicas poderosas, as quais são as bases para campos de atuação tão diversos como as indústrias alimentar, farmacêutica e agrícola, a genética médica, a biotecnologia, a produção de enzimas, a produção de biocombustíveis, etc., abarcando vários segmentos do mercado de trabalho.

Neste sentido pode-se definir o bioquímico como o profissional que aplica as leis da química para o entendimento e aplicação tecnológica dos organismos vivos, ou seja, de um modo geral, estuda processos químicos que ocorrem para a manutenção da vida e usa este conhecimento para benefícios comerciais ou aplicação nas áreas de saúde, agropecuária e indústria.

A estrutura curricular dá ênfase ao trabalho experimental em bioquímica, com forte componente de iniciação à investigação científica e à integração com áreas correlatas. Devido à sua sólida formação nas áreas fundamentais (matemática, física e química), o bioquímico poderá atuar em universidades e carreiras profissionais nas áreas de investigação científica e desenvolvimento tecnológico. O profissional bioquímico estará qualificado para a manipulação de biomoléculas como proteínas e enzimas, antibióticos, hormônios, ácidos nucléicos, carboidratos, lipídios e outras biomoléculas sensíveis que não podem ser tratadas como substâncias químicas em geral.
Competências

O bacharel em bioquímica estará apto para atuar em indústrias, empresas de prestação de serviços, universidades e instituições públicas e privadas de pesquisa, que tenham necessidade de um profissional qualificado com visão ampla a respeito da bioquímica e suas áreas adjacentes, tendo as seguintes competências baseadas nas atribuições conferidas aos profissionais da química e áreas correlatas (Resolução Normativa no 36 do CFQ de 25 de abril de 1974):

Elaboração e execução de projetos de pesquisa científica básica e/ou aplicada, nos vários setores da bioquímica ou a ela ligados, visando o desenvolvimento e o aprimoramento de novos produtos e processos.

Análise química, físico-química, químico-biológica, padronização e controle de qualidade.

Operação e manutenção de equipamentos utilizados na área de bioquímica.

Realização de vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos: elaboração de pareceres, laudos e atestados no âmbito de sua especialidade e atribuições. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito de sua especialidade e atribuições.

Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.

Campos de Atuação

Universidades; Indústrias bioquímicas, farmacêuticas, de alimentos, cosméticos, agroquímicas, químicas e biotecnológicas; Empresas de biocombustíveis; Órgãos e institutos governamentais; Laboratórios de análise genética; Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento; Operadores e desenvolvedores de equipamentos e programas computacionais para biotecnologia e bioquímica; Gerentes de biossegurança; Auxílio na montagem e construção de projetos de laboratórios e de indústrias; Bioética; Perícia criminal; Laboratórios de análises ambientais; Química verde e ambiental; Laboratórios de controle de qualidade; Fundos de investimento financeiro em biotecnologia; Escritórios de advocacia especializados em patentes de biotecnologia e biodireito.
Bacharel em Bioquímica
Presencial
40
Maringá
Integral (I)
4 anos
7 anos

© 1970 - 2024. All Rights Reserved. Powered by ASC/UEM
Facebook
Instagram
Twitter
Twitter
Twitter
Twitter
Twitter
Twitter