Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

pcs
Ciências da Saúde
Mestrado e Doutorado Acadêmico
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS), situado na Universidade Estadual de Maringá, foi criado em 2002, após aprovação pelo Comitê da Área de Medicina II (CAPES). O PCS foi criado para atender a necessidade de capacitação de diferentes profissionais da área da saúde na região, visto que, na época, havia apenas um programa atuante na área.

Desde a sua criação, o programa atua na qualificação de profissionais da área de saúde para exercer com qualidade e eficiência as atividades de docência e pesquisa, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional. Os alunos do PCS pertencem à diferentes áreas, o que possibilita rica interação e interdisciplinaridade nas discussões e trabalhos desenvolvidos. Vários alunos são vinculados às instituições de ensino superior, tanto públicas como privadas, órgãos públicos de vigilância epidemiológica, sanitária e saúde pública, cumprindo relevante papel na formação e no avanço dos conhecimentos científicos no campo das doenças infecciosas e parasitárias e da saúde humana.

Atualmente, o PCS conta com 19 docentes permanentes, sendo 6 professores voluntários e 8, colaboradores. Estes, atuam em 8 diferentes linhas de pesquisa. Juntamente com os alunos, os professores do programa têm desenvolvido atividades de extensão fora da universidade, com projetos como o “Educação para prevenção: ciência e comunidade aliadas no controle de doenças infecciosas”, que já beneficiou cerca de 1500 pessoas em diferentes cidades da região, e disciplinas integradas à Universidade da Terceira Idade, proporcionando novas experiências dos alunos com o público.

Até dezembro de 2019, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde formou 358 mestres e 67 doutores, profissionais de várias instituições públicas e privadas. Com nota 5 na última avaliação da CAPES, o PCS recebe recursos financeiros (bolsas de estudo e financiamento de projetos) da CAPES, CNPq e Fundação Araucária.