Pós-Graduação

pgf
Ciências Humanas Letras e Artes
Mestrado Acadêmico
O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF) é proporcionar formação acadêmica avançada, preparando estudantes para a pesquisa e para o mercado de trabalho, em nível universitário, bem como qualificar professores de ensino médio e demais profissionais interessados, por meio da investigação filosófica dos temas e problemas teóricos relativos às linhas de pesquisa do Programa. Apoiando-se em métodos comprovados pela tradição da filosofia, como a análise racional cuidadosa, o estudo e o comentário da filosófica, a prática de debates e seminários, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia constitui-se campo de articulação dos desenvolvimentos alcançados nas pesquisas dos membros do programa. Em princípio, a abordagem do corpo docente reflete a proposta formativa do curso de graduação, qual seja, a de abranger o mais amplamente possível a diversidade própria da Filosofia. A fim de atender à demanda por especialização nesta importante área do saber, nossa proposta se dedica ao aprofundamento da formação filosófica por meio da pesquisa. Promovemos e fomentamos o intercâmbio com outros programas de pós-graduação em Filosofia do país e do exterior, estimulando, criando e mantendo grupos de investigação em diversos campos do saber filosófico, com o intuito de fomentar a adoção de métodos e resultados filosóficos que contribuam para o enfrentamento dos mais diversos desafios (metafísicos, racionais, epistêmicos, ético-políticos, estético-culturais) com os quais a atualidade instiga o gênero humano em sua propensão ao saber e à superação dos dilemas que a realidade lhe impõe.