Universidade lança site internacional em inglês, espanhol e português

Mundo todo agora acessa 24h por dia informações da UEM, uma das melhores instituições da América Latina

Mais um importante passo foi dado para a internacionalização mais estratégica e abrangente da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A instituição agora tem um site internacional (www.uem.br/international), com conteúdo disponível em inglês, espanhol e português. Desta forma, usuários de todo o mundo têm acesso 24 horas por dia às informações mais importantes da UEM, uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. De acordo com Julio César Damasceno, reitor da UEM, “nossa sociedade se intensificará cada vez mais em integração e dependência de todos os cantos do nosso planeta”.

Reitor da UEM, Julio Cesar Damasceno (ao microfone)

Para Marcio Cassandre, coordenador do ECI, o site é o cartão de visitas para as trocas internacionais. “A intensificação da internacionalização da UEM demanda uma melhor comunicação com as pessoas de outros países que buscam informações sobre a nossa universidade. O site traz visibilidade e proximidade com futuros estudantes, pesquisadores e instituições, mas também cumpre com o previsto no nosso planejamento estratégico, sobre a melhoria na comunicação interna e externa da internacionalização em termos de intensificação e aprendizagem das trocas remotas”.

Por meio de dois projetos de extensão do Departamento de Letras Modernas (DLM) da UEM, o conteúdo original em português do site pôde ser traduzido, revisado e publicado em inglês e espanhol. As equipes contam com envolvidos do DLM, do Instituto de Línguas (ILG) e das graduações em Letras (licenciatura e bacharelado em Tradução em Inglês) e em Secretariado Executivo Trilíngue, tendo como coordenadoras as professoras Aline Cantarotti (inglês) e Viviane Cristina Poletto Lugli (espanhol). A perspectiva é de que periodicamente notícias da UEM sejam traduzidas aos idiomas, de modo a ganhar alcance global. Também está em desenvolvimento um glossário.

Como é o site internacional

Estruturalmente, o conteúdo do site internacional é dividido em seis macrotemas, disponibilizados no menu superior: Câmpus, Ensino, Pesquisa, Extensão, Saúde e Institucional. Elementos que se destacam nessas seções são o vídeo institucional, o desempenho da universidade nos mais importantes rankings mundiais, a descrição da infraestrutura e dos cursos de graduação e pós-graduação, e o resumo da UEM por meio de números relevantes.

No lançamento, apresentaram o site os professores Fabiano Burgo, responsável pelo setor de Acordos Internacionais do ECI, e Luciana Cabrini Simões Calvo, responsável pela área de Internacionalização em Casa do ECI. “O site internacional dá visibilidade à UEM e mostra sua relevância no cenário internacional. Também promove e facilita a formação de parcerias entre a UEM e universidades internacionais”, destaca Cabrini.

Dentre as diretrizes de desenvolvimento do website, Burgo destaca a facilidade para editar conteúdos simultaneamente por diversas pessoas (tais como coordenadores de cursos de graduação) e “a escalabilidade, ou seja, a capacidade de manipular uma porção crescente de informação, estando preparado para crescer tanto em conteúdo como em estrutura”.

O site também tem preocupação com a responsividade, ou seja, permite ao internauta navegar facilmente e com visual agradável, independentemente do dispositivo em uso, por exemplo celular, tablet ou computador. Segundo André Scarate, assessor de divulgação institucional da UEM, o site é dinâmico, sempre revisado e atualizado. “Nossos focos foram o conteúdo institucional, a apresentação da informação e o processo para manutenção do site. Visamos potencializar em escala global nossa reputação acadêmica e estrutura de Ensino, Pesquisa e Extensão”, explica Scarate.

Visual do site fica agradável seja com acesso por celular, tablet ou computador (de mesa ou notebook)