Unidades e Centros de Pesquisa

Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite

A UEM integra uma rede estadual formada por Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite e mantém, na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), um dos oito centros sediados em universidades públicas do Paraná.

O projeto foi distribuído em mesorregiões geográficas do Estado onde a atividade leiteira é expressiva. O escopo dessa rede é articular esforços de equipes de pesquisadores, extensionistas e acadêmicos de pós-graduação e graduação para produzirem mais e melhores resultados em atividades organizadas de pesquisa.

Na prática, a ideia dos Centros Mesorregionais é servir de suporte à cadeia produtiva para aumentar a produção com mais qualidade, melhor remuneração e escoamento do produto, potencializando a extensão tecnológica pela difusão de conhecimentos gerados pelas instituições de ensino superior e pesquisa aplicada.

O Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite da UEM contribui para a inserção da universidade na comunidade, com produtores rurais e seus representantes ou no atendimento à indústria e aos consumidores finais, que são beneficiados direta e indiretamente com os resultados alcançados pela equipe de pesquisadores.

O Centro Mesorregional oferece, ainda, apoio aos cursos de graduação em Zootecnia e Engenharia de Alimentos, e aos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia, Ciência de Alimentos e Engenharia de Alimentos.

O projeto também traz contribuições significativas para a FEI, que, além de disponibilizar infraestrutura física e laboratorial, tem esse panorama para pesquisa, desenvolvimento tecnológico na área do leite e atividades de extensão.

O centro conta com uma estrutura própria, edificado na FEI. Possui um anfiteatro mobiliado para 80 lugares, uma sala de treinamento/curso de 40 lugares, sala de estufas e muflas. Destaque também para os laboratórios de análise da qualidade do leite e de análise de alimentos e nutrição animal, que reúnem equipamentos de alta performance.